A força da Comunicação
A comunicação é um processo fundamental em nossas vidas.
A todo momento a praticamos, através dos livros de histórias, peças teatrais, músicas, aquisição de conhecimentos, através da leitura, da escrita, das mímicas, das músicas, dos vídeos e onde toda representação de ensino se torna perceptível.
Ela nos torna profissionais, pessoas, ou meros aprendizes, diante de cada função ou necessidade a desenvolver.
Quando bem feita, abre muitas portas e oportunidades tornando-nos mais eficazes para enfrentar diferentes situações e públicos.
A comunicação é um processo composto por várias habilidades, e uma das que mais me chama a atenção é a leitura, a grande aliada da comunicação.
A leitura nos enriquece em conhecimentos, nos desperta a vontade de aprender cada vez mais, nos torna comunicadores mais efetivos porque conquistamos um vocabulário mais extenso, convincente e adequado para nos posicionarmos de forma mais realista e eficiente diante de dúvidas e recomendações.
Com um amplo vocabulário, o repertório das boas colocações se amplia. Tudo em função de uma simples e dedicada leitura. Ela é imprescindível!
Com um repertório amplificado por tanta sonoridade de palavras, nos fortalecemos para explicações e discussões.
Lembre-se que, quando cultivamos o hábito de boas leituras, estamos exercitando o cérebro, tornando-o vigoroso diante das solicitações que venham a surgir.
Aprender a se expressar bem, é uma arte que permite fazer a diferença, não só na nossa, mas também na vida de outras tantas pessoas. Com ela conquistamos qualidade e fluência na fala e no discurso.
Muitas são as habilidades que fortalecem a comunicação, mas a leitura e a escrita são primárias e as aprendemos desde pequenos.
Para bem desenvolvermos precisamos de tempo, paciência, persistência e muito treino, para que as palavras possam amadurecer e fortalecer nosso linguajar.
Quanto mais praticarmos a leitura, mais facilidade teremos na escrita. São grandes amigas e velhas companheiras de muitas jornadas.
Heloiza Ronzani